Translate

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Um pouco sobre Lobos

lobo-9.jpg (804×598)

A ordem social dos lobos é muito evoluída, com um macho e fêmea alfa como líderes, um macho e uma fêmea beta como os segundos no comando, usualmente um omega no escalão mais baixo. O macho alfa tem força, habilidade para caça, facilidade para tomar decisões, personalidade marcante e muita bravura. É literalmente o líder do grupo. A fêmea alfa atua como sua companheira e como vice-líder da alcateia. Sua personalidade é semelhante à do macho alfa. A sobrevivência do grupo depende da sabedoria, julgamento e liderança deles.

O macho e a fêmea alfa demonstram sua autoridade, jamais permitem que outros lobos “saiam de seus lugares”. O macho alfa geralmente se concentra em manter os outros machos na linha, enquanto cabe à fêmea alfa dominar as outras fêmeas. O macho alfa frequentemente demonstra seu domínio rosnado, mordendo, perseguindo, dilacerando, ou descansando sobre outros lobos. Essa “lições” são entendidas pelos demais membros do grupo.

O lobo omega é o bode expiatório do grupo. Come por último, leva a culpa por tudo que não dá certo e é geralmente um alvo fácil para se atormentar. Enquanto os lobos alfa transmitem eficazmente sua autoridade, o lobo omega é um exemplo de submissão quando deita de costas com o estômago em posição vulnerável, ou quando caminha com a cauda entre as pernas. Todos os outros lobos o molestam.

A hierarquia dos lobos na alcatéia pode, com frequência, ser determinada pela posição que estes mantêm suas caudas. As caudas dos lobos alfas ficam levantadas. Os lobos médios mantêm posição baixa. Os lobos omega, como determina seus status, mantêm as caudas entre as pernas. Muitos rosnados, resmungos, estrépitos, guinadas, arregaçares assustadores de focinhos acompanham a alcatéia, porém brigas sérias são muito raras. Eles mostram os limites do seu território marcado-o e uivando. Preferem a comunicação pacífica em vez da guerra.

Necessitamos dos lobos para nossa saúde espiritual. Lobos são a síntese da beleza, dignidade e inteligência. São espertos e duros e podem competir com qualquer coisa no mundo, exceto com armas, veneno e armadilhas; ou seja; o homem. Sua família nunca fica em segundo plano. Lobos são devotados às suas famílias e mostram grande sensibilidade em relação às necessidades de seus membros. Lobos são extremamente leais e esbanjam afeição a seus companheiros de grupo. Sua estrutura é complexa e bonita.

Mapa de distribuição

Distribuição presente das várias subespécies do lobo

1x1.trans Tudo sobre Lobos (Canis lupus): Espécies, Habitat, Reprodução, Fotos

Lobo de nome científico Canis lupus  é um membro da família canidae que teria surgido a cerca de 300 mil anos atrás. Ele sobreviveu a Era do Gelo e hoje é considerado o maior membro selvagem da família dos cães. Estudos mostram que o lobo tem um ancestral comum com o cão doméstico embora não se saiba ao certo quantas subespécies ele possua.
A espécie não costuma se adaptar muito bem a presença humana embora não sejam poucos os casos de pessoas que têm uma boa relação com os animais. Eles geralmente estão no topo da cadeia alimentar de seu habitat que é: montanhas, desertos, florestas de clima temperado e campos.
.
1x1.trans Tudo sobre Lobos (Canis lupus): Espécies, Habitat, Reprodução, Fotos.
1x1.trans Tudo sobre Lobos (Canis lupus): Espécies, Habitat, Reprodução, Fotos.
1x1.trans Tudo sobre Lobos (Canis lupus): Espécies, Habitat, Reprodução, Fotos
.
Apesar do dilema quanto ao número de subespécies, o lobo possui três espécies oficiais: o lobo cinzento, o lobo vermelho e o lobo da Etiópia. A anatomia desses lobos tem pequenas variações que dependem dos costumes e principalmente da localização geográfica.
altura dos lobos, quando medida a partir do ombro, varia de 60 cm a 95 cm. O peso fica entre 25 kg e 38 kg embora algumas espécies encontradas na região do Canadá pesavam até 77 Kg. Seus volumosos pelos são divididos em duas camadas que exercem funções diferentes e os mantém abrigados no frio.
.
1x1.trans Tudo sobre Lobos (Canis lupus): Espécies, Habitat, Reprodução, Fotos
.
coloração dos lobos varia mas os tons mais comuns de pelagem são: cinza, vermelho, branco, marrom e preto. Com um olfato relativamente fraco, os sentidos dos lobos são compensados pela apurada audição e pela boa visão noturna.
Sua reprodução costuma ocorrer entre os meses de janeiro e abril. O período de gestação da fêmea dura em média 62 dias e dá origem a uma ninhada de 6 filhotes. Esses filhotes são completamente dependentes da mãe.


Espécies e Subespécies


Existem três espécies de lobos : o lobo vermelho (Canis rufus), o lobo da etiópia (Canis simensis) e o lobo cinzento (Canis lupus). Segundo alguns autores, esta última espécie pode ser subdividida em cerca de 30 subespécies, entre as quais se encontra o lobo ibérico (Canis lupus signatus).


A maior espécie de lobo do mundo é a cinzenta, também conhecida como lobo da floresta. É o típico lobo representado nas histórias e lendas. É um animal predador de mamíferos (inclusive humanos) e existe desde a última era do gelo. É uma espécie resistente e adaptada, encontrada em várias regiões do mundo, desde as regiões árticas até os desertos áridos. Muitos dos lugares ocupados por essa espécie têm sido reduzidos devido à destruição humana dos seus;


Fontes:

Um comentário:

  1. Deveríamos tê-los como exemplo e não nos acovardarmos,frente aos problemas e caos em nosso seio familiar.

    ResponderExcluir